Quem somos

Direito Inteligente nasce da experiência de profissionais ligados às áreas da Tecnologia e do Direito. Profissionais que estudam e buscam a interseção entre estes dois mundos.

Oferecemos capacitação e consultoria de profissionais em relação aos temas mais atuais e relevantes na sociedade da Revolução Industrial 4.0. Revolução digital exige soluções inteligentes e que desmistifiquem temas, termos e aplicações práticas que unem o Direito e a Tecnologia.

Formamos um time altamente qualificado de profissionais (Doutores e Mestres) capaz de oferecer:

  • Cursos abertos e in company
  • Pareceres e perícias
  • Consultorias
  • Eventos (workshops, seminários, congressos, entre outros)

Os temas atualmente trabalhados são:

  • Aspectos tecnológico da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei No. 13.709/2018)
  • Pericias judiciais
  • Redação e elaboração de laudos técnicos
  • Blockchain
  • Contratos inteligentes
  • Segurança da Informação
  • Inteligência Artificial
  • Aprendizagem de Máquina
  • Jurimetria

Equipe:

DRA. CINTHIA O. DE A. FREITAS: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1990) e doutorado em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). É professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1985, sendo que desde 2005 leciona para o curso de Direito (Propriedade Intelectual; Direito e Informática; Direito Eletrônico). Ministrou aulas para os cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação (1986-2014). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR (2005-atual). Foi docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR (2001-2014). Atua, também, como perita judicial nomeada em diversas Varas Cíveis Estaduais e Federais em Curitiba, Ponta Grossa e Umuarama. É Assistente Técnico de diversos escritórios de advocacia em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Maringá (PR), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). Áreas de atuação pericial: Grafoscopia e Informática. Perita avaliadora de imóveis para a Caixa Econômica Federal – CEF. Diretora Acadêmica do Instituto Nacional de Proteção de Dados (iNPD).

DR. CELSO ANTÔNIO ALVES KAESTNER:  possui Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1977), mestrado em Engenharia Elétrica (1989) – área de concentração Sistemas de Controle – e doutorado em Engenharia Elétrica (1993) – área de concentração Sistemas de Informação – pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutoramento na École de Technologie Supérière da Universidade de Québéc, em Montreal, Canadá (1999), e pós-doutoramento no Laboratório de Mineração de Dados da Universidade de York em Toronto, Canadá (2012-2013). Foi Professor Titular do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) até 2005. Foi Professor Titular do Departamento Acadêmico de Informática, Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), até sua aposentadoria em 2015. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional, descoberta de conhecimento e mineração de dados, busca e recuperação de informações e mineração de textos. Também atuou na Administração Universitária, tendo exercido os cargos de Coordenador de Curso (PUCPR), Chefe de Departamento (UTFPR) e Diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu (PUCPR e UTFPR).ricto Sensu da UTFPR.

DR. JOSÉ DE AMENDRA FREITAS JR.: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Construção Civil pela UFPR (2005), Doutorado em Engenharia Florestal pela UFPR (2017). É professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido Chefe do Departamento de Construção Civil da UFPR no período de 2009 a 2013. Possui ampla experiência em construção civil e tecnologia do concreto, já foi responsável técnico pela construção de mais de 2000 apartamentos em diversos edifícios e leciona, também, na UFPR, disciplinas que tratam especificamente de impermeabilização de edifícios.

MSc. ALONSO DECARLI: possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007) e Técnico em magistério pela Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin (1999), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR (2015). É especialista em Tecnologia JAVA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Possui experiência profissional superior a 10 anos na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É responsável pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem disponibilizado na plataforma Moodle e ministra aulas nas disciplinas de Fundamentos de Programação, Estrutura de Dados e Programação Web no curso de Sistemas de Informação Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA. Foi professor substituto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR (2015-2017).

MSc. JOSÉLIO JORGE TEIDER: possui bacharelado em Informática pela UFPR (1995). Certified Novell Engineer (1996). Possui pós-graduação em MBA – Gestão de Empresas pela FGV/PR (2001). É bacharel em Direito pela UNICURITIBA (2015). Advogado. Mestre em Direito pela PUC-PR (2019). Sócio do GARLIX Software para Redes e Segurança da Informação (desde 2004). Consultor na área de Tecnologia da Informação.  

RAFAEL REIS: Advogado Especialista em Privacidade e Proteção de Dados e Professor. Responsável pela área de Tecnologia e Inovação Digital do Becker Direito Empresarial. Coordenador do grupo permanente de discussão sobre Privacidade e Proteção de Dados e membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Pós-Graduado em Direito Digital e Compliance no IBMEC. LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Certificado pela Associação Internacional de Profissionais de Privacidade (IAPP). Secretário Executivo e Diretor Financeiro do Instituto Nacional de Proteção de Dados (iNPD).


Dr. JEAN PAUL BARDDAL: possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), onde foi agraciado com o prêmio Marcelino Champagnat de mérito acadêmico; mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015) e doutorado pela mesma instituição em 2018. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Oferecemos uma seção especial de publicações: artigos, entrevistas, notícias e palestras.

Venha conosco nesta oportunidade de conhecimento e profissionalismo!

Log In

create an account